Dietas

As dietas propostas pela  Dra. Graciele Tombini são personalizadas, elaboradas de acordo com o perfil e a necessidade de cada pessoa. O paciente passa, inicialmente, por uma avaliação física completa, através de exames de sangue e de bioimpedância.

A clínica tem um dos melhores aparelhos de bioimpedância que existem no mercado, pois revela com precisão a quantidade de massa muscular, massa gorda e massa óssea do paciente, dados importantes para a composição da dieta. O aparelho também calcula o metabolismo em repouso, ou seja, quanto o organismo gasta de calorias para manter o corpo funcionando parado.Exame de bioimpedância

A partir daí, é elaborada uma dieta que prioriza alimentos de baixo índice glicêmico.

Dieta de baixo índice glicêmico

O índice glicêmico representa a velocidade em que o carboidrato é digerido e transformado em açúcar no sangue. Quando consumimos alimentos de índice glicêmico elevado, ou seja, que são digeridos mais rapidamente, aumenta a quantidade de açúcar no sangue. Com isso, cresce também a chance do organismo armazenar gordura.   Os alimentos que apresentam carboidrato de digestão lenta, liberam açúcar em menor quantidade no sangue e são chamados de baixo índice glicêmico. Esses alimentos são ricos em fibras e proporcionam maior saciedade, auxiliando no emagrecimento.  Por isto não basta contar calorias, é importante dar preferência a alimentos com baixo índice glicêmico.

Índice glicêmico dos alimentos

O IG dos alimentos varia, não apenas conforme a sua qualidade, mas também de acordo com a forma de preparo e com a combinação de alimentos que são consumidos em uma mesma refeição. Sabemos que o IG do purê de batata, por exemplo, é maior do que o IG da batata cozida. Isto porque o purê tem uma absorção mais rápida. Se a refeição completa tiver mais fibras, diminuirá o IG dos alimentos consumidos. Procure evitar alimentos feitos com farinha branca e açúcar.  Outro cuidado importante é incluir sempre no prato uma fonte de proteína.  As carnes tem índice glicêmico baixo e podem ajudar a baixar  IG da refeição.

Uso de medicamentos

Em alguns casos, o paciente pode precisar da ajuda de medicamentos para auxiliar no processo  inicial de perda de peso.  O acompanhamento médico é fundamental para o sucesso e segurança do tratamento.

Suplementos Alimentares

Os suplementos podem ser grandes aliados na dieta. Eles ajudam tanto no emagrecimento, como  no ganho de massa muscular.  Evite, porém, comprar suplementos sem a orientação médica.  Alguns produtos podem ter contra-indicações e não devem ser usados indiscriminadamente.